Tomate sweet grape: conheça mais sobre essa hortaliça
O tomate é uma das hortaliças mais cultivadas e consumidas no mundo todo. Com seus diferentes tipos de variedades – longa vida, italiano, caqui, cereja, sweet grape – é indispensável para uma boa salada.
Neste post vamos falar sobre o tipo sweet grape, trazendo algumas informações, benefícios e como deve ser feito o cultivo desse tomate que está cada vez mais popular na mesa dos brasileiros. Leia e compartilhe!
O que é o tomate sweet grape
O sweet grape (uva doce, em inglês) foi criado na Ásia a partir de cruzamentos entre o tomate cereja e outras variedades, chegando no Brasil nos anos 2000.
Essa variedade possui frutos pequenos e alongados, lembrando uma uva, e foi melhorada geneticamente para apresentar um sabor mais adocicado. Possui polpa mais firme do que o tomate cereja e também pode ser encontrado na cor amarela, o Yellow Grape.
Esse sabor mais adocicado é devido a um grau brix mais elevado, ou seja, um maior teor de açúcar no fruto, podendo chegar entre 9 e 12 graus brix, enquanto o tomate tradicional apresenta frutos com no máximo 6 graus brix.
Outra característica que foi melhorada geneticamente foi o teor de licopeno. A Embrapa Hortaliças desenvolveu a variedade “BRS Zamir”, que pode alcançar até 144 µg/g, enquanto outros híbridos grape do mercado brasileiro têm por volta de 40 a 90 µg/g.
Essa cultivar apresenta outra vantagem extremamente importante: é mais produtiva pois produz mais frutos por cacho. Os pesquisadores identificaram um gene que é responsável por estimular o grau de bifurcação dos cachos, aumentando em até 3 vezes o número de flores, e consequentemente, de frutos.
Benefícios do tomate sweet grape
O tomate sweet grape traz vários benefícios à saúde: é rico em licopeno, que, além de ser a substância que dá cor ao fruto, tem ação antioxidante, ou seja, capacidade de proteger as células do organismo humano contra os efeitos ruins do excesso de radicais livres. Isso reduz o risco de surgimento de doenças crônicas, incluindo o câncer.
Também é fonte de vitamina C, o que o torna ótimo aliado na cicatrização de queimaduras e feridas. Além disso, graças a quantidade desta vitamina, aumenta a absorção de ferro, ajudando a evitar quadros de anemia.
Outra substância presente no tomate sweet grape e que é muito importante para a saúde é o potássio. Ele ajuda na formação de dentes em crianças e no fortalecimento de ossos, é fundamental ao correto funcionamento dos músculos e ao controle da pressão arterial, além de ajudar na regulação do equilíbrio dos líquidos no corpo, beneficiando o fluxo nos vasos sanguíneos.
O ácido fólico também está presente no tomate sweet grape e é o responsável por produzir glóbulos vermelhos, além de auxiliar no metabolismo.
Quer mais benefícios? Essa variedade de tomate tem poucas calorias. É ainda indicado para quem está em dieta. Cada unidade tem apenas 2,5 calorias. Uma unidade de tomate “italiano”, por exemplo, tem 11 calorias.
Como é feito o cultivo do tomate sweet grape
O cultivo comercial dessa variedade de tomate é feito em estufas, acondicionado em “bags” ou vasos. O ciclo da planta leva 60 dias, a contar da semeadura até ao início da colheita, que ocorre durante seis meses. Após esse período é preciso replantar. A produtividade por planta é, em média, de 10 quilos ao ano.
O cultivo caseiro pode ser feito em vasos ou caixotes. Para plantar, parta um tomatinho ao meio com uma faca, retire as sementes, lave-as em uma peneira para não perdê-las e seque-as em papel toalha. As sementes podem ficar guardadas em papel toalha na geladeira por alguns dias.
Quando for plantar, garanta que os vasos possuem furos para drenagem, forre com argila expandida ou manta bidim, adicione terra vegetal, adubo e disponha as sementes de maneira superficial, assegurando que apenas uma camada fina de terra cubra as sementes, e regue.
Durante o desenvolvimento da planta, pode ser necessária a realização de amarração, que consiste em amarrar o caule do tomateiro à uma estaca, para evitar que a planta fique pelo chão.
O cultivo dessa variedade de tomate, que se tornou um nicho de mercado, se enquadra no perfil da agricultura familiar, uma vez que pode ser cultivado em áreas pequenas e com pouca estrutura, e ao mesmo tempo produzir um material de alto valor agregado.
Deixe um comentário